Pular para o conteúdo

Notícias Tributárias

Exame que qualifica os contabilistas recebe número recorde de inscrições

A menos de 40 dias do Exame de Suficiência da classe contábil, mais de 36 mil bacharéis e técnicos em Contabilidade já se inscreveram para fazerem a prova que acontecerá no dia 25 de março em todo o País. Um aumento de cerca de 30% em relação aos inscritos na última edição do Exame, realizada em setembro do ano passado, quando 23.836 candidatos fizeram a prova. Se comparar a primeira edição, o número de candidatos dobra: foram 16.608 inscritos em março de 2011.
 
Na primeira edição do Exame, feito em março de 2011, apenas 32% dos inscritos foram aprovados; na segunda edição, realizada em setembro de 2011, 54,18% foram aprovados, e, para este ano, a expectativa do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, é que 60% dos candidatos sejam aprovados. “Como podemos perceber, esta havendo maior comprometimento das instituições e dos alunos, e com isso o índice de aprovação vem crescendo, comprovando que o objetivo de valorizar a profissão com melhoria na qualidade de ensino começa a ser atingido. O mercado e o mundo dos negócios exigem conhecimentos mínimos para o exercício da profissão contábil”, afirmou.
 
Por meio da Lei n.° 12.249/2010, a aprovação no Exame de Suficiência tornou-se requisito para a obtenção ou o restabelecimento de registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
 
Os locais de realização das provas serão divulgados até o dia 5 de março de 2012, por meio do sistema de inscrição. O conteúdo programático da prova pode ser visto no site do CFC.
 
Fonte: Revista Incorporativa - 24/02/2012.