Pular para o conteúdo

Notícias Tributárias

GOLPE: Segurados devem ficar atentos a telefonemas exigindo depósitos em troca de benefícios

Da Redação (Brasília) – O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) continua alertando segurados, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social para os golpes que ficaram conhecidos no passado como “Coronel França” e que agora são chamados de “Rui Guedes”. Na fraude, desconhecidos oferecem, por telefone, o saque de pecúlios de parentes em troca de uma comissão a ser depositada antecipadamente. Embora o Ministério da Previdência Social faça constantes alertas à população de que seus servidores não fazem contato telefônico com aposentados e pensionistas e não oferecem serviços ou auxílio para agilizar a tramitação de processos, ainda há quem caia no golpe.
A coordenadora do CNPS, Júnia Costa, diz que as vítimas são contatadas sempre por telefone por alguém que se identifica como representante do Conselho Nacional de Previdência Social. O golpista pede que a vítima deposite valor referente a 10% do total a ser recebido como pecúlio de um parente morto. A pessoa que liga sempre sabe o nome completo, matrícula no Siape e data de nascimento do titular do pecúlio. Nesses casos, a primeira iniciativa do segurado ou da pessoa abordada, antes de fazer qualquer depósito, é denunciar. As denúncias podem ser feitas para a Ouvidoria Geral da Previdência Social por meio dos canais disponíveis (carta, e-mail ou telefone) no seguinte endereço: http://www.previdencia.gov.br/pg_secundarias/atendimento_05.asp.
Feriados - O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) informa que estes golpes conhecidos como Coronel França se tornam mais comuns na medida em que se aproximam os feriados nacionais, talvez pelo fato de os aposentados e pensionistas ficarem impossibilitados de conferir os dados fornecidos, como endereços e números de telefones falsos. Nas abordagens mais recentes, alerta o CNPS, os fraudadores não estão mais se identificando como Coronel França, embora o golpe seja o mesmo.
A Ouvidoria Geral da Previdência Social reforça o alerta para que nenhum aposentado ou pensionista faça depósitos em nome de terceiros a título de custas processuais para recebimento de pecúlios ou outros valores da Previdência Social. O CNPS registra uma média de quatro ligações por semana de pessoas que relatam terem recebido esse tipo de abordagem. As ligações geralmente são feitas a partir de números de celular pré-pagos do Distrito Federal e de Minas Gerais, para aposentados e pensionistas localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os casos são encaminhados para investigação. (Feutmann Gondim)

Fonte: Previdência Social