Pular para o conteúdo

Notícias Tributárias

CENSO: Previdência publica hoje edital de convocação

Da Redação (Brasília) - O Ministério da Previdência Social começou a reconvocar hoje (19), aposentados e pensionistas que perderam o prazo para fazer o Censo Previdenciário. São 264,6 mil beneficiários chamados para fazer o Censo em agosto (benefícios com final 5), mas que não compareceram aos bancos para atualizar os dados cadastrais.
Os faltosos, com endereço válido no banco de dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), serão avisados por meio de cartas registradas, e os outros, por editais. No total, 174.201 portadores de benefícios com numeração final 5 serão reconvocados por carta e 90.440 terão os nomes incluídos em editais publicados em um jornal de grande circulação em cada estado. Os nomes também estão disponíveis para consulta na página do Ministério da Previdência Social na internet. (www.previdencia.gov.br)
Suspensão – O INSS publicou na terça-feira (17) edital comunicando a suspensão do pagamento de 65.302 benefícios em todo o país. São aposentados e pensionistas com benefício de final 3, chamados para fazer o Censo em junho, que deixaram de atualizar os dados cadastrais. Estes beneficiários estão com o pagamento de outubro, que será depositado nos cinco primeiros dias úteis de novembro, bloqueado. Para desbloquear o pagamento é preciso fazer o Censo Previdenciário na agência bancária em que o segurado recebe. 
Prazo - Todos os 14,7 milhões de beneficiários que participarão da segunda etapa do Censo estão recebendo avisos personalizados desde março. No comunicado é informado o mês em que o cidadão deverá comparecer ao banco para atualizar os dados cadastrais. Os segurados com o número do benefício terminado em 1 foram chamados para fazer o Censo em abril; os com benefício terminado em 2, em maio, e assim, sucessivamente, até os de final 0, que deverão atualizar os dados cadastrais a partir de janeiro de 2007. Quem não atualizar os dados cadastrais terá o pagamento suspenso.
Os beneficiários atualizarão os dados cadastrais nas agências bancárias onde recebem o pagamento. Nenhum segurado da Previdência Social terá que se dirigir às unidades de atendimento da Previdência para participar do Censo Previdenciário, que tem como objetivo combater fraudes e acabar com pagamentos indevidos. Para garantir a tranqüilidade, os aposentados e pensionistas que não precisam atualizar seus dados cadastrais recebem um aviso informando que estão dispensados de fazer o Censo.
Os documentos obrigatórios para fazer o Censo são o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento de identificação, que pode ser a própria Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou registro de conselho profissional. O INSS recomenda, também, que o beneficiário apresente um comprovante de residência e o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). (Pedro Rocha) 
 
Fonte: Previdência Social - 10:33 - 19/10/2006