Governo do Estado dá mais um passo na criação do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres
O Governo de Santa Catarina deu mais um passo importante para a criação do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.
Foto: Richard Casas / GVG
Na tarde desta segunda-feira, 18, a governadora em exercício, Marilisa Boehm, se reuniu com o secretário Cleverson Siewert (Fazenda) para apresentar detalhes da proposta e discutir a viabilidade financeira. A expectativa agora é confirmar o aval do governador Jorginho Mello.
Marilisa, que construiu sua trajetória em defesa das mulheres como delegada da Polícia Civil em Joinville, onde criou a primeira Delegacia da Mulher na maior cidade do estado, comemorou o fato. “Estou muito feliz. O secretário Cleverson conheceu o nosso Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, com o qual faremos um diagnóstico de todas as situações em que se encontram as catarinenses para melhorar a qualidade de vida delas”, afirmou.
A viabilidade financeira, de acordo com ela, é necessária para a contratação de um serviço especializado para fazer o diagnóstico que deve apontar as demandas das catarinenses. Entre outros dados, a governadora em exercício e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, que coordenará o plano em parceria com o gabinete de Marilisa, definiram que é preciso saber detalhes como faixa etária, questões do âmbito étnico e social, características das áreas de saúde, violência e direitos humanos, economia, trabalho e renda, escolaridade, participação política e social das mulheres que vivem em Santa Catarina.
“É um plano super relevante e super importante, já cobrado inclusive na última prestação de contas no Tribunal de Contas do Estado. Hoje estamos dando um passo muito relevante aqui com a governadora em exercício e também com o apoio do governador Jorginho Mello no sentido de que, em conjunto com as várias áreas de governo que fazem parte desse processo, possamos avançar e efetivar esse diagnóstico inicial”, comentou o secretário da Fazenda.
Marilisa acionará a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que criará o edital para a contratação. “É fundamental que tenhamos esse edital lançado ainda neste ano”, destacou a governadora em exercício. O planejamento de ações prevê o início da apuração dos dados ainda no primeiro semestre de 2025.
Mais informações:
Jornalista Alessandro Bonassoli
Assessoria de Comunicação
Gabinete da Vice-governadora
(48) 9-9919-8372 / (48) 3665-2186
E-mail: [email protected]