Pular para o conteúdo

Notícias Tributárias

Governo de SC mantém nota A em ranking da qualidade da informação contábil e fiscal no País

Estado está entre os seis melhores desempenhos avaliados na classificação do Brasil, com 97,5% de acertos nas verificações

O Governo de Santa Catarina foi novamente reconhecido pelo Tesouro Nacional com o selo "Nota A" no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. O Estado está entre os seis melhores desempenhos avaliados na classificação do Brasil, com 97,5% de acertos nas verificações. O ranking posiciona os entes federativos com base na qualidade dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

A plataforma avalia e classifica a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas, atribuindo notas e percentuais de acertos nos níveis municipal, estadual e entre as capitais. Nessa análise, são realizadas mais de 160 verificações em diferentes dimensões para avaliar a qualidade das informações. Os dados considerados na edição 2024 são referentes ao ano passado.

"A responsabilidade fiscal é uma premissa básica na gestão do governador Jorginho Mello. O reconhecimento à fidedignidade e à confiabilidade das informações prestadas pelo Governo de Santa Catarina demonstra o trabalho de excelência dedicado às práticas contábeis e fiscais em nosso Estado. A avaliação do Tesouro Nacional também atesta que Santa Catarina conta com um ambiente cada vez mais favorável para quem quer fazer negócios e investir aqui", destaca o secretário Cleverson Siewert (Fazenda).

Além de receber o selo Nota A, Santa Catarina obteve pontuação máxima na dimensão VI do ranking, onde as verificações avaliam a consistência entre os dados contábeis e os dados fiscais.

"A atribuição do selo 'Nota A' mostra que Santa Catarina é um modelo em contabilidade do setor público. Contamos com servidores extremamente comprometidos e qualificados, que garantem entregas de alto nível nas atividades de elaboração e divulgação das informações legais e fiscais", analisa a diretora de Contabilidade e Informações Fiscais da Fazenda, Vera Lúcia Hawerroth Santana.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Rosane Felthaus (48) 3665-2504

Roelton Maciel (48) 3665-2504

[email protected]

Fonte: Portal da SEF