O governador Jorginho Mello participou nesta quinta-feira, 25, da inauguração da ampliação do Porto Itapoá
Foto: Roberto Zacarias/SECOM
A entrega faz parte da fase III de expansão do local, que realizou melhorias no pátio e no armazém do terminal marítimo. O governador esteve acompanhado pelos secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert; de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins; e da Segurança Pública, Sargento Lima.
“A gente sabe que Itapoá cresce, passou a ser um município com um valor agregado muito grande economicamente por causa do porto, o porto faz a diferença. É importante na geração de emprego, isso faz com que toda a cadeia produtiva se movimente, enfim, uma coisa puxa a outra e é por isso que a gente precisa estar atento para que todos os setores possam crescer de forma conjunta”, disse o governador Jorginho Mello.
A ampliação traz mais 200 mil m² de pátio, contemplando o armazém de 8 mil m², finalizando um aporte de R$ 815 milhões. Com isso, o Porto Itapoá passa a operar um dos maiores pátios de contêineres do país, com 455 mil m², o que vai proporcionar a capacidade de movimentar até 2 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano. “Para que essa operação aconteça eu necessito mão de obra, então devemos crescer de 1.200 colaboradores que tínhamos em 2023 para mais de 1.500 colaboradores ainda em 2024. Isso tudo mostra um pouco do potencial que a gente tem de investimento aqui no município, desenvolvendo aqui a nossa região e trazendo muito mais perspectiva para a população de uma cidade que não tinha vocação portuária”, afirma o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner.
O Porto Itapoá está entre os mais modernos do mundo, fazendo parte dos principais serviços de navegação que ligam o Brasil aos demais continentes. Está na 4ª posição no ranking Desempenho Aquaviário 2023 de acordo com a Agência de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Foi o terminal de contêineres de uso privado com maior crescimento do Brasil no ano de 2023 com um aumento de 20,3% na movimentação em relação a 2022.
“Esses investimentos vão permitir que o porto receba mais carga, ao receber mais carga nós temos um aumento de valor agregado e consequentemente a cadeia de impostos é beneficiada, com isso a cadeia de empregos. E certamente isso também é um anúncio para o resto do país de que Santa Catarina tá se qualificando para receber ainda mais que já recebe. Santa Catarina é o segundo estado do Brasil em movimentação de container e vem crescendo bastante, chegando com o número já próximo a São Paulo”, comemora o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
Do total de cargas movimentadas pelo Porto Itapoá cerca de 50% são de empresas de outros estados que buscam a eficiência do terminal catarinense, principalmente para a importação de eletrônicos, entre outros itens. A outra metade da movimentação é de cargas de companhias de Santa Catarina, incluindo automóveis e autopeças, motores elétricos, metalmecânica, linha branca e exportação de carga frigorificada, atendendo a forte agroindústria do Estado.
“É uma conquista que representa não apenas o progresso econômico, mas também o resultado de anos de esforço conjunto e comprometimento com o desenvolvimento da nossa região”, conclui o prefeito de Itapoá, Jeferson Garcia.
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