Desenrola Brasil: como negociar dívida pelo programa do Governo Federal
As informações desta página foram baseadas no texto da Medida Provisória 1.176/23, na Portaria Normativa MF Nº 634/23, Portaria Normativa MF Nº 733/23, em matérias emitidas pelo Ministério da Fazenda e em entrevistas concedidas por autoridades do Governo Federal.
Conheça as principais regras, como funciona, quem pode participar e outras informações do programa
O que é o Desenrola Brasil?
O Desenrola Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que visa ajudar a renegociação de dívidas da população podendo auxiliar na redução do endividamento do país.
Lançado oficialmente no dia 6 de junho e regulamentado via Portaria Normativa MF Nº 634/23 e Portaria Normativa MF Nº 733/23, o programa Desenrola começará a operar no dia 17 de julho de 2023. Neste momento, a renegociação vale apenas para a Faixa 2 do programa, para pessoas com renda mensal de até R$ 20 mil e cujas dívidas foram inscritas em cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022.
Escolhida como parceira por algumas das principais instituições financeiras do país para ser um dos canais de negociações das dívidas que fazem parte da Faixa 2 do Programa Desenrola, a Serasa já disponibiliza as ofertas em seu aplicativo e site.
As ofertas estão disponíveis no Serasa Limpa Nome já a partir dessa segunda-feira, 17 de julho, quando se iniciam oficialmente as negociações do programa promovido pelo Governo Federal com o objetivo de reduzir os índices de inadimplência do país.
Quem pode participar?
O programa é voltado para as pessoas com CPF negativado, ou seja, que têm dívida inscrita nos cadastros dos birôs de crédito do país, como a Serasa e SPC Brasil, no período estabelecido. A projeção é que mais de 30 milhões de brasileiros sejam beneficiados.
Fonte: Portal do SERASA (serasa.com.br)