Pular para o conteúdo

Notícias Tributárias

Fazenda flagra caminhões transportando bebidas sem notas fiscais

Durante mais uma etapa de operação realizada pela Secretaria da Fazenda (SEF/SC), em cooperação com a Policia Rodoviária Federal (PRF), auditores fiscais flagraram três caminhões transportando cerveja, refrigerante, água mineral e derivados de vinho sem as devidas notas. A fiscalização, realizada na última quinta-feira (18), na Grande Florianópolis e na região de Mafra, teve como objetivo a verificação de regularidade fiscal em transportes de bebidas e cigarros.

Para os casos registrados, a SEF/SC emitiu os termos de ocorrência, que serão analisados sobre o cabimento da cobrança do ICMS e da multa, que pode chegar a 30% do valor das mercadorias. O ICMS que incide no comércio de bebidas tem alíquotas de 25% (cerveja e bebidas alcoólicas) e 17% (refrigerantes e água mineral engarrafada). Os motoristas flagrados nas ocorrências colaboraram com a fiscalização, informando a origem das mercadorias, evidenciando não se tratar de cargas roubadas ou furtadas.

“É importante que operações fiscais sejam realizadas, especialmente envolvendo setores da economia que não sofreram tão forte impacto econômico durante a pandemia, para coibir as fraudes no transporte, seja sem nota fiscal ou com documentação irregular, buscando recuperar o que é devido à sociedade em forma de tributos”, afirma o secretário da Fazenda, Paulo Eli.

Informações adicionais para imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Fazenda

Michelle Nunes
E-mail: [email protected]
Fone: (48) 3665-2575/(48) 99929-4998

Sarah Goulart
E-mail: [email protected]
Fone: (48) 3665-2504/(48) 99992-2089

Fonte: Portal da SEF