Pular para o conteúdo

Notícias Tributárias

Auditores participam de treinamento e realizam fiscalização em restaurantes

A produção de prova digital foi o tema do treinamento para auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC), promovido na tarde desta quarta-feira, 9, em Florianópolis. O encontro, realizado no laboratório de automação comercial da Gerência de Fiscalização da SEF/SC, também abordou os procedimentos de extração de dados no equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e o uso do Programa Aplicativo Fiscal (PAF).

“Quando encontramos irregularidades ou fraudes dos contribuintes e precisamos extrair os dados do computador do estabelecimento, usamos a prova digital, ou seja, conseguimos espelhar o HD (hardware) para o sistema da Fazenda e assim continuar o trabalho a distância”, explica o gerente de Fiscalização da SEF/SC, Felipe Letsch.

Após o treinamento, os auditores fiscalizaram 21 restaurantes em Florianópolis com o objetivo de verificar o uso de PAF desatualizado ou em desacordo com os requisitos da legislação. Entre as irregularidades encontradas, estava o uso de impressora não-fiscal para o lançamento da conferência de mesa ou dos produtos consumidos.

O treinamento foi ministrado pelos auditores fiscais catarinenses Eduardo Averbeck, Edson Dal Castel de Oliveira e Thiago Rocha Chaves.

Fonte: Portal da SEF