Pular para o conteúdo

Notícias Tributárias

ITCMD de Santa Catarina será parâmetro para automatização do sistema no Amazonas

Equipe técnica amazonense veio a Santa Catarina conhecer o módulo de declaração on-line para servir de referência na aplicação deste sistema na SEFAZ-AM

Depois dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, nesta segunda-feira (9), foi a vez de um grupo de técnicos da Secretaria da Fazenda do Amazonas conhecer o formato automatizado do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) catarinense. O encontro aconteceu na sede da Escola Fazendária, no centro de Florianópolis, com a presença da coordenadora do ITCMD-AM e técnica de Arrecadação do Estado, Kátia Pereira de Andrade Siqueira e dois técnicos de informática da Sefaz do Amazonas, José Gilson Oliveira e Ulisses Ricardo de Souza Silva.

A razão da visita, segundo Kátia Siqueira, foi bem objetiva: “A SEFAZ/AM traçou o objetivo de reestruturar o setor do ITCMD e, por esse motivo, viemos conhecer a importante revolução que os colegas fazendários conseguiram produzir em Santa Catarina com a construção de uma declaração deste imposto totalmente on-line”, destacou.

“A SEFAZ do Amazonas pretende aplicar a mesma metodologia na tentativa de simplificar ao máximo a forma de arrecadação, controle e fiscalização do imposto. Para isso recebemos a orientação do secretário Executivo da Fazenda Receita do Amazonas, Juarez Paulo Tridapalli, e do chefe do departamento de Arrecadação Antônio Gilson Nogueira para finalmente colocarmos em prática o projeto que certamente só trará benefícios a população e ao Estado”, concluiu Kátia.

A apresentação do ITCMD On-line ao grupo amazonense foi feita em duas etapas. Na primeira, a equipe do grupo de trabalho fez a uma introdução geral sobre a automatização, incluindo histórico, princípios norteadores e principais inovações. Na segunda, a equipe do S@T (Sistema de Administração Tributária) realizou uma simulação de preenchimento da DIEF-ITCMD (Declaração de Informações Econômico-Fiscal do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações) mostrando a integração com outros módulos do SAT. Ao final do encontro a equipe do SEFAZ-AM confirmou a satisfação com todas as informações recebidas e acreditam no sucesso da implantação do novo sistema.

Fonte: Portal da SEF- 11/07/2012