Fisco intima 158 mil pessoas por suspeita de infração ao IRPF
BRASÍLIA -A Receita Federal já intimou 158 mil pessoas físicas com indícios de infrações praticadas na declaração do Imposto de Renda (IR). A maior parte dessas intimações são referentes à declaração de 2011. De acordo com Caio Marcos Cândido, subsecretário de fiscalização da Receita Federal, mais 200 mil fiscalizações em pessoas físicas serão iniciadas ainda neste ano.
Apenas no primeiro dia de transmissão da declaração do IR de pessoa física deste ano, a Receita identificou 14,7 mil declarações com indícios de fraude – referentes a 6,5 mil contribuintes. Até ontem, os sistemas da Receita bloquearam 148,6 mil declarações, que representam 1,3% do total. Até ontem, foram recebidas 11,1 milhões de declarações.
Em 2011 foram fiscalizadas 385,1 mil pessoas físicas, com um montante de crédito tributário lançado (soma do imposto devido, multa e juros) de R$ 5,8 bilhões.
As principais operações de fiscalização foram vinculadas à variação patrimonial a descoberto, omissão de rendimento por profissionais liberais, ganho de capital decorrente da alienação de bens imóveis e remuneração disfarçada - com a utilização de previdência privada ou pela remuneração por ações.
O Fisco identificou também 760 pagamentos a médicos no exterior. Os nomes dos médicos foram cruzados para verificar a existência do profissional lá fora, e os pagamentos não verificados serão cobrados. Além disso, a partir desse ano, a Receita passou a verificar de forma eletrônica a dedução de contribuições a entidades de previdência privada do IR.
(João Villaverde|Valor)