Portaria começa a mudar hoje a contabilidade do setor público
O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, afirmou, durante a abertura do 18° Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que acontece em Gramado, até quinta-feira, que a portaria do Ministério da Fazenda, a ser publicada hoje, promoverá um efetivo processo de mudanças na contabilidade do setor público, aproximando a prática contábil brasileira da dos demais países do mundo.
A presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Maria Clara Cavalcante Bugarim reforça a idéia dizendo que "o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Contabilidade trabalham com empenho para implantar as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público, como instrumento necessário ao desenvolvimento do País".
Para Lino Martins da Silva, controlador-geral do Município do Rio de Janeiro, "o Brasil segue um padrão de contabilidade que é voltado para o fluxo de caixa do governo, não para a contabilidade patrimonial. Então um ato normativo é muito importante, inclusive, para que haja mais transparência nos elementos dos patrimônios", salienta.
Silva informou que o processo rumo a essa norma vem sendo feito há dois anos. "Primeiro buscamos a harmonização dos entendimentos sobre as normas de contabilidade no setor público brasileiro, pois o Brasil é um país continental e todos devem falar a mesma língua, seja no norte ou no sul." Em setembro, o DCI publicará um caderno especial do setor.
O Ministério da Fazenda anunciou que dará início, hoje, a um processo de mudanças na contabilidade do setor público, baseado na prática contábil de outros países do mundo.
Fonte: DCI - SP - 26/08/2008