Santa Catarina está entre maiores emissores de NF-e no país
Para cigarros e combustíveis só existe o DANFE - Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, que fica com o transportador da mercadoria
Em cinco meses desde a vigência da Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) no Estado, foram emitidas 355 mil notas (dados até 30/4). No Brasil, no mesmo período, foi atingida a marca de 10 milhões de NF-e. No ranking dos 27 estados, Santa Catarina aparece em sexto lugar. De acordo com a Secretaria da Fazenda, os postos fiscais de Garuva e Mafra já receberam do Ministério da Fazenda dez leitoras óticas de código de barras, das quarenta que a Secretaria tem a receber até o final do mês.
Desde 1º de abril as empresas dos setores de cigarros (fabricantes e distribuidores atacadistas) e combustíveis (produtores, distribuidores, transportadores e revendedores varejistas) estão obrigadas a fornecer nota fiscal eletrônica para vendas internas e operações interestaduais. No lugar das notas fiscais impressas, só existe o DANFE - Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, que fica com o transportador da mercadoria. A leitura ótica do código do DANFE identifica a nota fiscal eletrônica no sistema nacional.
Os principais benefícios do uso da NF-e serão economia de tempo e de papel, maior confiabilidade da informação, combate à sonegação fiscal e, conseqüentemente, maior arrecadação.
Fonte: SEF - 27/05/2008