Pular para o conteúdo

Notícias Tributárias

Impostômetro atinge R$ 1,8 trilhão em tributos pagos em 2015

Valor recolhido em impostos foi alcançado 21 dias antes do que em 2014

Fonte: Estadão

Os brasileiros pagaram em 2015 um total de R$ 1,8 trilhão em tributos segundo o Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante, corresponde ao total que a população já pagou em taxas, impostos e contribuições neste ano para os governos municipal, estadual e federal.

"Apesar do baixo nível de atividade, a alta dos preços vem fazendo com que a arrecadação cresça em valores nominais. Isso mostra que, a despeito da recessão, os consumidores continuam pagando muito imposto", diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

Segundo cálculos da ACSP, com esse valor é possível construir 6,2 milhões de postos de saúde equipados, construir 55,5 milhões de casas populares de 40 metros quadrados, pagar durante 120,3 mil meses a conta de energia de todos os brasileiros ou fornecer cestas básicas para toda a população brasileira por 29 meses.

O Impostômetro fica localizado na sede da ACSP, no centro da capital paulista, e tem o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre o alto valor pago em tributos federais, estaduais e municipais.

Pelo portal do Impostômetro é possível levantar os valores que as populações de cada Estado e município brasileiro pagam em tributos e também visualizar o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado.

Fonte: Portao do IBPT