Pular para o conteúdo

Notícias Tributárias

Projeto prevê unificação de tarifas de ICMS

Tramita no Senado um projeto de lei que prevê uniformizar a cobrança de ICMS das importações. Hoje, cabe ao Senado regular as alíquotas cobradas nos estados. - Nesta semana, a presidente Dilma Rousseff afirmou que quer a aprovação do texto ainda neste ano. Ela concorda com a opinião de membros de entidades como a Fiesp de que a guerra fiscal nas importações só provoca ainda mais desindustrialização do País.
 
Já um projeto de resolução do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), reduz a zero a alíquota de ICMS incidente sobre operações interestaduais de importação. O objetivo é deixar a tributação exclusivamente para o estado em que se der o consumo, independentemente do local por onde o produto chegar ao Brasil.
 
O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), relator do projeto de unificação das alíquotas de ICMS na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), afirma que a resolução não ajudaria o Brasil. Ele também rebate a avaliação de que a concessão de incentivos fiscais prejudica a indústria nacional. Ferraço afirma, ainda, que a medida dá a "impressão" de que o governo federal está defendendo esse projeto por pressão de entidades industriais.
 
 
Fonte: Contadores.cnt / DCI - 24/11/2011.